O ciclo do mercado imobiliário é intimamente ligado ao ciclo de juros. A política de juros do Banco Central chefiado por Roberto Campos Neto - RCN para os íntimos comentaristas de mercado - foi bastante contestada, desde as mínimas em 2% até ao hike que elevou a taxa para 13,75% num ritmo radical e alucinante. Eu pessoalmente concordo, acho que houveram exageros por parte do BC. Eu acredito que para a economia a previsibilidade de juros e câmbio é sempre preferível. O Banco Central Brasilleiro não ofereceu nenhum dos dois. Mas quem sou eu nesse jogo do bicho? Não responda caro leitor.
Agora, após o Copom de ontem, o BC sinalizou que possivelmente pode encerrar o ciclo de alta da Selic. Isso fez o setor de construção disparar essa semana e em especial hoje. A correlação inversa dos juros e do índice imobiliário é clarividente. Se confirmado esse movimento da Selic ou mesmo da expectativa do mercado sobre a Selic o setor imobiliário deve ir junto!
Eu acredito que o setor é composto de péssimas e ótimas empresas. O stock picking é crucial.
The information and publications are not meant to be, and do not constitute, financial, investment, trading, or other types of advice or recommendations supplied or endorsed by TradingView. Read more in the Terms of Use.